Dicas para pintar com tintas catalisadas Epóxi, Poliuretâneo e outras tintas:

1 - Todas as tintas catalisadas a catálise (mistura) entre as partes A tinta e B catalisador ou endurecedor estão indicada na etiqueta que consta na embalagem do produto.

2 - Adicionar lentamente o catalisador/endurecedor (componenete B) sobre a tinta (componente A), mexendo até homogeinizar completamente.

3 - Deixe a mistura descançar entre 15 a 30 minutos antes de iniciar a pintura.

4 - Se necessário dilua com o solvente indicado antes da pintura.

5 - Produtos catalisados tem vida útil após a mistura dos componentes A + B. Veja no boletim técnico do produto o tempo indicado para o produto.

6 - Prepare somente a quantia que será utilizada durante o período de vida útil. Não guarde tinta catalisada.

7 - ambientes confinados com pouca ventilação natural e necessário ventilação forçada que renove o ar.

8 - Tempo de secagem é influenciado pela umidade relativa do ar e da temperatura. Veja o boletim técnico do produto.

9 - A resistência quimica, dureza e demais propriedades do produto são atingidas somente após a cura final, que leva em média 7 dias.

10 - Intervalo entre demãos: As tintas catalisadas tem secagem diferentes entre si, portanto respeito a esse tempo é impressindível. O não cumprimento desse tempo poderá ocorrer que na tentativa de passar nova demão de tinta, o solvente constante nessa tinta irá revolver (mexer) com a camada de tinta anterior e por não estar suficientemente seca se mistura com a nova e não ocorre nova camada.

11 - Só existe uma nova demão quando a camada anterior estiver completamente seca e não se modifica em contato com a tinta da nova demão.

12 - Tintas epóxi sofrem calcinacão e amarelamento quando expostas aos raios solares, preservando no entanto sua resistência química e mecânica.